sábado, 11 de fevereiro de 2012

Os Binóculos e o seu uso

Muitos cometas e supernovas já foram descobertos com um binóculo, isso por que ele permite a observação de objectos pouco luminosos. Apesar da observação com binóculos constituir uma etapa no conhecimento do céu muitos interessados em observar o céu não se contentam com eles.
O binóculo é um instrumento excelente para observação de cometas, eclipses, aglomerados de estrelas, nebulosas e estrelas de brilho fraco.
Em todos os binóculos existe, em geral, o registo, junto à ocular, de dois números separados por um sinal de multiplicação como, por exemplo, 6 x 40. O primeiro número indica o aumento em número de vezes, no caso 6 vezes, e o segundo o diâmetro da objectiva do binóculo em milímetros, no caso 40 milímetros.

Binóculos de teatro
Seu aumento é, em geral, muito fraco: de 4 a 5 vezes no máximo. Em virtude de seu campo ser muito reduzido, esses instrumentos não são utilizados pelos astrónomos.

Binóculos prismáticos
Foi para reduzir suas dimensões e inverter a imagem invertida da objectiva que se utilizou dois prismas entre a objectiva. Em virtude de seu aumento em geral de 7 a 15 vezes, os binóculos seriam muito longos e pouco manejáveis.
À medida que o diâmetro de sua objectiva aumenta, os binóculos permitem a observação de estrelas menos brilhantes:

Diâmetro Aumento Limite de brilho da estrela
20mm 6x Até magnitude 7,0
30mm 8x Até magnitude 7,5
40mm 10x Até magnitude 8,0
50mm 12x Até magnitude 8,5

Os binóculos de aumento muito grande não são recomendados para observação astronómica. Quando observamos o céu com um binóculo o objectivo é “ver melhor”, isto é, ter um grande campo de visão, ter pouca ampliação do objecto observado e ter o máximo de luminosidade para perceber os objectos menos luminosos possíveis, e isso depende do diâmetro da objetiva. Os binóculos mais recomendados a observação astronómica são:  6 x 40,  7 x 50,  10 x 50,  15 x 50,  10 x 80  e  14 x 100.

O que podemos observar com um binóculo

Lua
É possível observar crateras, planícies (regiões escuras) e grandes cordilheiras.

Eclipses da Lua
Observação da penumbra, limite da sombra e diferentes tonalidades e colorações durante o eclipse.

Sol
Projectando (SÓ, E SOMENTE POR PROJEÇÃO) a imagem em um anteparo branco e opaco é possível observar manchas solares.
Nunca faça observação directa do Sol com um binóculo (ou: lentes, sacos ou recipientes cheios de água, gelo, espelhos, filtros escuros, óculos escuros ou qualquer instrumento óptico) o resultado será a perda total e permanente da visão.

Júpiter
Observação dos quatro principais satélites que parecem como pontos luminosos.
Observação do movimento desses quatro satélites de um dia para o outro.

Estrelas
Observação de estrelas duplas muito afastadas e observação de estrelas variáveis cujo brilho pode ser comparado com o das estrelas vizinhas.

Aglomerados de estrelas e nebulosas
Devido a grande luminosidade e ao enorme campo de visão será fácil reconhecer aglomerados como as Plêiades, Híades, M6 e M7 ambos próximo ao rabo do Escorpião, Caixa de Jóias no Cruzeiro do Sul e nebulosas como M31 a galáxia de Andrómeda, M8 em Sagitário, Eta Carina e seus aglomerados e nebulosas vizinhos e não podemos esquecer a grande nebulosa de Órion.

Via Láctea   –   A Galáxia   –   A Nossa Galáxia
A observação da via láctea será a mais impressionante. Milhões de estrelas, muito próximas, manchas escuras, aglomerados de estrelas, diferenças na concentração de estrelas de uma região para outra, manchas esbranquiçadas que poderão constituir nebulosas ou aglomerados de estrelas, talvez o mais belo cenário do céu nocturno.

Os telescópios e lunetas

Como construir uma luneta
Uma luneta simples (Luneta de Galileu) pode ser construída com uma lente de óculos ou uma lupa de pequeno aumento -
melhor com uma lente de óculos:
* Se a lente for de 2 graus a distância focal será de 500 mm * (esta é melhor)
Se a lente for de 1 graus a distância focal será de 1000 mm
Se a lente for de 0,5 graus a distância focal será de 2000 mm
Está será a objectiva - lente principal - a lente da parte da frente da luneta
A ocular pode fazer com uma lupa pequena ou qualquer lente convergente pequena ou ainda
Uma lente de óculos de grau bem alto - "fundo de garrafa" - está lente deve ter distância focal
pequena dar de 20 a 50 mm



Sem comentários:

Enviar um comentário